Roland Garros. Venus Williams surpreendida por número 91 mundial na primeira ronda
Não correu bem a estreia de Venus Williams no segundo Grand Slam da temporada. A jogadora norte-americana, número 9 do mundo e finalista de Roland Garros em 2002, caiu este domingo logo na primeira ronda do quadro principal de singulares perante Qiang Wang, número 91 da hierarquia, com os parciais de 6-4 e 7-5 ao cabo de 1h42.
Era o terceiro encontro entre ambas, com Venus a liderar o confronto direto por 2-0, e uma reedição do duelo travado também aqui, em Roland Garros, no ano passado – também na primeira ronda. Desta feita, foi a jogadora chinesa de 26 anos, que nunca passou da segunda ronda de um Grand Slam, a levar a melhor num duelo que decorreu em pleno Court Suzanne Lenglen.
Com este resultado, que até agora é a principal supresa do torneio, a jogador nipónica tem encontro marcado frente a Petra Martic, que derrotou Yafan Wang, na segunda ronda. A contenda norte-americana perdeu também a representação de Madison Brengle (perdeu para Annet Kontaveit 6-1 4-6 6-2) mas somou, no entanto, vitórias de Jennifer Brady (d. Amandine Hesse 6-1 6-1) e de Sloane Stephens (d. Arantxa Rus 6-2 6-0) na vertente feminina.
Barbora Zahvalova Strycova, Elina Svitolina e Alizé Cornet – que sobreviveu a duas horas de luta com Sara Errani – também já carimbaram os passaportes para a ronda seguinte.