Roger Federer de gala elimina Tomas Berdych rumo às 'meias' do Open da Austrália

Por admin - Janeiro 26, 2016

Cada vez mais a idade é símbolo de experiência e não de cansaço para Roger Federer. Aos 34 anos, o número três da hierarquia mundial tornou-se no jogador mas velho a chegar às meias-finais do Open da Austrália desde que Colin Dibley o fez… em 1979. Os parciais de 7-6(4), 6-2 e 6-4 são bastante esclarecedores quanto à sua prestação diante de Tomas Berdych, que durou 2h18 e foi pintada por muitos slices e winners do suíço.

O encontro foi visto como um desafio de alto risco para Roger Federer, não tivessem cinco das seis derrotas do helvético para Tomas Berdych acontecido em piso rápido – e a sexta na relva de Wimbledon. Foi até o checo quem começou melhor e conseguiu o primeiro break do encontro, mas a vantagem não durou mais do que um jogo, o que levou a decisão do vencedor da primeira partida para o tiebreak. E aí, Federer foi rei e senhor, logo ao vencer quatro dos cinco primeiros pontos, mas Berdych teve ainda tempo para isto.


Os slices do quatro vezes campeão em Melbourne continuavam a incomodar Berdych e aplicar variações no ritmo do encontro que seriam seriam bastante benéficas a Federer, que não deu qualquer hipótese ao seu adversário no segundo set e depressa recuperou da desvantagem de 2-0 no terceiro – isto depois de Berdych cometer uma dupla-falta com um break point contra.
A partir daí não houve muito mais a fazer por parte do número seis mundial para além de ver os winners a saír da raquete do campeoníssimo.

Que grande esquerdaça de Roger Federer, que depois soltou um “Come on!” bem audível. O suíço jogou um ténis fantástico diante de Tomas Berdych.
Posted by Bola Amarela on Monday, January 25, 2016

Federer disparou 16 winners em cada set (48 no total, quase o dobro de Berdych) e venceu 83% de pontos no seu primeiro serviço rumo às meias finais do Open da Austrália pela 12.ª vez nos últimos 13 anos. Resta ao antigo número um mundial aguardar pelo desfecho do embate entre Novak Djokovic e Kei Nishikori.