Rodrigo Pacheco faz o que nenhum mexicano conseguia há 25 anos e leva Acapulco à loucura

Por José Morgado - Fevereiro 26, 2025
Pacheco

Rodrigo Pacheco Mendez, jovem mexicano de 19 anos que foi número um mundial de juniores em 2023 mas está atualmente fora do top 300 do ranking ATP (356.º), viveu esta terça-feira o momento mais importante da sua carreira, ao vencer pela primeira vez no circuito ATP a caminho da segunda ronda do ATP 500 de Acapulco, o maior torneio do seu país. A grande esperança do ténis mexicano torna-se no primeiro tenista da casa a vencer uma ronda em Acapulco desde 2011 e no primeiro a fazê-lo diante de um ‘estrangeiro’ desde… 2000!

Na primeira ronda da edição de 2025 do torneio mexicano, Pacheco Mendez sobreviveu a uma fabulosa batalha diante do australiano Aleksandar Vukic, número 66 do Mundo, por 7-5, 4-6 e 7-6(4), em incríveis 3 horas e 5 minutos e num encontro que teve… de tudo! Pacheco é o mexicano mais jovem a ganhar um encontro ATP desde 1996 e levou à loucura o público mexicano que, como é sabido, adora ténis.

Na segunda ronda… um grande prémio. É que Pacheco vai defrontar o norueguês Casper Ruud, número cinco do Mundo e segundo cabeça-de-série da competição.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com