Rodrigo Fernandes, de 17 anos, bate Basilashvili e discute vaga no quadro da Maia com Pedro Araújo
Rodrigo Fernandes, de 17 anos, e Pedro Araújo, de 21, vão discutir esta segunda-feira uma vaga no quadro principal do Maia Open, torneio Challenger 100, e tentar juntar-se ao extenso contingente português que já tem garantida a presença na principal grelha de tenistas — Nuno Borges, João Sousa, Henrique Rocha, Jaime Faria, Francisco Rocha e Duarte Vale.
Tanto Fernandes, atual 1398.º colocado do ranking ATP, como Araújo, 937.º, venceram jogadores veteranos e que já andaram ao mais alto nível no circuito ATP. Rodrigo, campeão nacional de juniores este ano, triunfou mesmo sobre o georgiano Nikoloz Basilashvili, ex-top 20 ATP e atualmente caído para fora do top 500, por 6-2, 5-7 e 7-6(5), em 2h30, ao passo que Araújo levou a melhor sobre o ex-top 70 Kenny De Schepper (atual 466.º), por 7-6(5) e 6-3, em duas horas de partida.
Agora, na ronda de acesso ao quadro agendada para segunda-feira, o atual campeão nacional de juniores e o vencedor dessa prova em 2020 vão defrontar-se pela primeira vez.
Gonçalo Falcão, Tiago Pereira, Guilherme Valdoleiros, Tiago Silva e João Dinis Silva caíram na primeira ronda da fase de qualificação.