Roddick aborda inconsistência e diz que Alcaraz precisa de ser mais… aborrecido em court

Por Nuno Chaves - Abril 4, 2025
Alcaraz

A recente forma de Carlos Alcaraz tem gerado algumas dúvidas e Andy Roddick foi mais uma das personalidades a abordar o momento do espanhol.

O antigo tenista norte-americano, no seu podcast, falou sobre a inconsistência do número três mundial e relembrou que Alcaraz tem de encontrar um meio-termo quando as coisas não estão a correr tão, em vez de tentar ser… ainda mais agressivo.

TENTAR UM NOVO PLANO

A sua inconsistência faz com que te identifiques mais com ele. Podes vê-lo a dar voltas para encontrar decisões quase em tempo real, de forma transparente. Ao dia de hoje, quando não se sente cómodo e não está a jogar bem, a sua solução é ser ainda mais agressivo. Isso é complicado, quando não joga perfeito sentes que o que procura é jogar de forma ainda mais agressiva.

PLANO DE RODDICK

O que quero é que o Carlos vá para o court e diga a si mesmo que durante os primeiros seis jogos, o objetivo é ‘tirar as pernas’ ao adversário. Demonstrar que a sua bola é mais pesada que a do adversário. Obrigar o rival a procurar winners durante seis jogos. Não creio que o Carlos goste de ver como fazem pancadas ganhadoras. Gosta de ser ele a ditar, esse é o seu superpoder mas, às vezes, os superpoderes podem ser uma debilidade se não são utilizados no momento adequado. 

SER MAIS… ABORRECIDO?

No momento em que for capaz de estar cómodo a jogar pontos de 10 a 12 pancadas, sabendo que o rival não tem para onde ir, porque é muito rápido e gera velocidade desde qualquer sítio, aí, provavelmente, será tudo demasiado aborrecido para ele. Creio que precisa de se aborrecer em alguns momentos. Mas se quiserem apostar contra o Alcaraz, sobretudo agora que não está tudo como se quer… façam vocês.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.