Rio Open: Juan Martín Del Potro substituído por júnior chinês

Por José Morgado - Fevereiro 11, 2022
shang

Minutos depois de ver confirmada a desistência de Juan Martín Del Potro da edição de 2022 do Rio Open, a organização apressou-se a apresentar o seu substituto para o lote de wild cards do quadro principal: trata-se do chinês Juncheng Shang, de 17 anos, atual número dois mundial de juniores (já liderou o ranking).

O fenómeno chinês é agenciado pela IMG — a mesma empresa que é dona do torneio brasileiro — e ficou conhecido do público brasileiro ao vencer o Banana Bowl de 2021 (maior torneio júnior do Brasil), derrotando então na final o português Miguel Gomes.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/RioOpenOficial/status/1492121837333012481

O Rio Open tem um historial de oferecer wild cards a jovens craques com ligação à IMG. Foi assim em que 2017, quando Casper Ruud atingiu a sua primeira meia-final ATP na prova, ou em 2020, quando Carlos Alcaraz, então com apenas 16 anos, venceu o seu primeiro encontro da carreira no ATP Tour.

Shang junta-se aos brasileiros Thiago Monteiro e Felipe Meligeni no lote de wild cards.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt