Rio Open confirma João Fonseca na chave principal
Um dos maiores fenômenos do circuito mundial do tênis está garantido no Rio Open apresentado pela Claro. O jovem João Fonseca, campeão do Next Gen ATP Finals, recebeu o primeiro convite da chave principal do ATP 500 carioca, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Aos 18 anos, João está impressionando por onde passa com o seu tênis chamando a atenção no Brasil e no mundo. A sua ascensão definitiva no circuito começou justamente no Rio Open 2024, quando venceu o seu primeiro jogo em chave principal de ATP e foi até às quartas de final, superando Arthur Fils e Cristian Garin no caminho. Esta campanha mudou a sua carreira permanentemente, sendo crucial na decisão de migrar para o circuito profissional ao invés do tênis universitário.
Cria do Rio Open, João se tornou um fã definitivo de tênis no torneio, indo ao Jockey para assistir aos jogos desde a primeira edição, em 2014, e frequentando em todas as edições seguintes. O carioca pôde ver de pertinho feras como Rafael Nadal e se inspirar para seguir na carreira de tenista. Posteriormente, em 2022, João foi sparring oficial do torneio, treinando na edição que recebeu nomes como Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini.
Também em 2022, o carioca fez parte do título da equipe brasileira na Copa Davis Junior. No ano seguinte, aos 16 anos, João recebeu um convite e fez a sua estreia no Rio Open, disputando a sua primeira chave principal em torneios ATP em casa. No mesmo ano, foi destaque absoluto no circuito juvenil com ótimas campanhas, incluindo a conquista do título no US Open e o posto de número 1 do mundo no ranking juvenil, sendo premiado pela ITF como campeão mundial juvenil da temporada de 2023.
Não foi apenas no Rio Open que João brilhou em 2024. O ano também ficou marcado com muitos primeiros em sua carreira: o primeiro título no nível Challenger em Lexington; a primeira vitória em chave principal em Masters 1000 acontecendo em Madrid; a disputa do primeiro Grand Slam em Wimbledon, onde esteve no qualifying; e a sua estreia na equipe principal brasileira da Copa Davis. O auge, porém, foi justamente no último torneio da temporada, quando conquistou o título do Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo em Jeddah, sem perder jogos.
Leia também:
– Bia Haddad analisa o que melhorou da primeira para a segunda rodada do Australian Open
– João Fonseca desiste do Challenger de Quimper; saiba qual será seu próximo torneio
– Sabalenka resiste a Tauson em festival de quebras e está nas oitavas do Australian Open