Rinderknech surpreende Auger-Aliassime e junta-se ao primo Vacherot nas ‘meias’ de Xangai

Por José Morgado - Outubro 10, 2025
Rinderknech

Arthur Rinderknech, de 30 anos, continua a viver a melhor semana da sua carreira e esta sexta-feira apurou-se para as meias-finais do ATP Masters 1000 de Xangai, onde se junta… ao seu primo Valentin Vacherot. Uma final entre os dois familiares ainda é (incrivelmente) possível e por isso que os dois vão lutar numa jornada de sábado que promete ser memorável!

Nos quartos-de-final, Rinderknech jogou de forma perfeita (20 winners, 8 erros não-forçados e nenhum break sofrido) para despachar o favorito canadiano Felix Auger-Aliassime, 13.º ATP e que luta por uma vaga nas ATP Finals nesta reta final do ano, por 6-3 e 6-4, num duelo resolvido em 1h30. É a sétima meia-final ATP da carreira de Rinderknech, segunda acima de ATP 250, o que o fará entrar no top 40 mundial pela primeira vez.

Nas meias-finais, Rinderknech será (de novo) o underdog, uma vez que defrontará quem vencer o duelo entre Alex De Minaur (oitavo ATP) e Daniil Medvedev (18.º). Mas o francês já derrotou Jiri Lehecka, Alexander Zverev, Alex Michelsen e agora Felix Auger-Aliassime esta semana…

O canadiano, por seu turno, perde uma enorme chance de se aproximar do top 8 de qualificação para as ATP Finals de Turim. Continuará em 9.º (excluindo o lesionado Jack Draper), ou mesmo em 10.º caso Daniil Medvedev conquiste o título. A mais de 500 pontos do top 8…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com