Rinderknech: «Na final haverá sempre dois vencedores»

Por José Morgado - Outubro 11, 2025

Os sonhos, por vezes, tornam-se realidade — e é exatamente isso que está a acontecer no ATP Masters 1000 de Xangai 2025. Contra todas as previsões, Arthur Rinderknech e Valentin Vacherot vão disputar a final do torneio, transformando o duelo familiar num dos momentos mais inesperados e emocionantes da temporada. Primo contra primo, depois de ambos celebrarem lado a lado as vitórias nas meias-finais.

Após derrotar Daniil Medvedev numa notável reviravolta, Rinderknech expressou toda a sua emoção perante os jornalistas: “É um sonho inimaginável. Nem no maior dos sonhos poderíamos ter imaginado isto. Nem sequer sei como aconteceu. Suponho que devemos ter feito algo de bom às pessoas que nos rodeiam para merecer viver algo assim, porque é incrível”, confessou o francês, visivelmente emocionado.

O tenista explicou ainda as dificuldades que enfrentou nas condições noturnas de Xangai: “Perdi o primeiro set, a bola não andava e estava exausto com a humidade. Pensei: ‘Vou lutar e tentar cansá-lo para o Valentin amanhã’. Mas encontrei uma forma de vencer.”

Sobre a relação especial com o primo, Rinderknech recordou o passado partilhado:“Treinámos juntos milhares de vezes na Texas A&M. Quando tínhamos 10, 12 e 14 anos, jogávamos horas e horas. Amanhã haverá dois vencedores, aconteça o que acontecer. Hoje já ganhámos tudo.”

Uma final histórica e improvável que promete emoção redobrada — dentro e fora do campo.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com