Reviravolta afasta Sara Lança do Faro Ladies Open

Por Bola Amarela - Outubro 16, 2023
Créditos: Sara Falcão/FPT

Sara Lança foi eliminada à porta do quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza pela 12.ª vez, mas primeira desde 2002, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro.

Única a chegar à ronda de acesso, Sara Lança (1055.ª classificada no ranking WTA) começou bem e esteve a liderar por 5-2, só que sofreu uma reviravolta e viu a sul-coreana Gyeong Seo Lee (871.ª WTA) fugir no marcador para vencer com os parciais de 7-5 e 6-0.

Na véspera, a tenista do Barreiro tinha sido uma das três portuguesas a celebrar no dia inaugural do BoConcept Faro Ladies Open, a par de Maria Garcia e Beatriz Teixeira, mas foi a única a fazê-lo na segunda ronda (como cabeça de série ficou isenta da primeira) e depois as compatriotas cederam numa jornada dupla.

Para além de Lee, também Stephanie Judith Visscher (558.ª), Daria Lopatetska (714.ª), Nina Vargova (689.ª), Nadiya Kolb (763.ª), Daria Khomutsianskaya (740.ª), Tilde Stromquist (1170.ª) e Anastasia Grechkina (1076.ª) conseguiram o apuramento.

A derrota de Sara Lança deixou a representação portuguesa no quadro principal de singulares a cargo das cinco jogadoras que já estavam confirmadas: Matilde Jorge (551.ª WTA), que foi a única a obter entrada direta, e as wild cards Angelina Voloshchuk (799.ª), Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e Amália Suciu.

O sorteio foi realizado na tarde desta segunda-feira: Matilde Jorge terá pela frente a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª) e se conseguir surpreender poderá discutir a segunda ronda com Silvia Ambrosio, italiana que é a segunda pré-designada fruto do 267.º posto na hierarquia.

Em relação às convidadas, três delas foram sorteadas contra cabeças de série: Angelina Voloshchuk tentará desafiar o favoritismo da croata Antonia Ruzic (269.ª), a terceira melhor cotada entre as inscritas; Ana Filipa Santos (atualmente sem classificação profissional na sequência da paragem de um ano devido a uma grave lesão) jogará contra a francesa Harmony Tan (275.ª e ex-90.ª), quarta; e Amália Suciu, algarvia de apenas 16 anos, enfrentará a grega Sapfo Sakellaridi, número 279 mundial e sexta candidata ao título.

Milla Sequeira entrará em ação frente a Anastasia Grechkina, a menos cotada das qualifiers.