Regras de participação em torneios ATP 500 mudam para tenistas do top 30

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 27, 2024

As regras de participação nos torneios ATP 500 estão diferentes para a temporada que arranca oficialmente esta madrugada. Em 2025, os tenistas que fecharam 2024 dentro do top 30 estão obrigados a disputar pelo menos cinco torneios de categoria 500, mais um do que na época passada, sendo que têm uma penalização caso falhem este ponto.

Ora, para simplificar, há três janelas de torneios e as regras são claras. No Swing 1, cada membro do top 30 terá disputar duas das seguintes provas: Rio de Janeiro, Doha, Roterdão, Dallas, Dubai, Acapulco, Barcelona e Munique. No Swing 2, é preciso jogar pelo menos um entre Hamburgo, Queen’s , Halle e Washington. Por fim, no Swing 3, há que participar pelo menos num entre Pequim, Tóquio, Viena e Basileia.

Leia também:

 

E as penalizações? Quem não dispute pelo menos cinco torneios ATP 500 no total tem uma redução de 25% na tabela de bónus de fim de época para os pontos amealhados em provas desta categoria. Falhar totalmente alguma das janelas implica diminuição de 25%, sendo que só disputar um no Swing 1 também dá direito a essa penalização.

Este ano, o Bonus Pool aumentou de 1,3 para 3 milhões de dólares, com o rei dos ATP 500 a garantir um milhão de dólares extra na sua conta bancária.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt