Rafael Nadal vence Goffin e garante lugar nos ‘oitavos’ em Roland Garros

Por Tiago Ferraz - Maio 31, 2019
nadal-rg-2019
Tennis – French Open – Roland Garros, Paris, France – May 27, 2019. Spain’s Rafael Nadal celebrates after winning his first round match against Germany’s Yannick Hanfmann. REUTERS/Vincent Kessler – UP1EF5R122CU6

O bicampeão em título Rafael Nadal garantiu o seu lugar nos oitavos-de-final do torneio de Roland Garros após ter vencido o belga David Goffin, em quatro sets, pelos parciais de 6-1, 6-3, 4-6, e 6-3.

O encontro começou com um grande domínio por parte do tenista espanhol, que fez o ‘break’ em duas ocasiões consecutivas, no segundo (2-0) e quarto jogos (4-0), tendo o seu serviço na mão para avançar para o 5-0, ficando a apenas um jogo da vitória no primeiro set.

Nos dois jogos que se seguiram não existiram ‘surpresas’ e Nadal venceu a primeira partida com um resultado de 6-1.

Na segunda partida, o tenista espanhol entrou forte e conseguiu o ‘break’ inicial e fez o 2-0 no seu serviço.

A partir daí, Rafael Nadal geriu o encontro, venceu todos os seus jogos de serviço e, no nono jogo, fez nova quebra de serviço a Goffin para se colocar com uma vantagem de dois sets a zero (6-3).

No terceiro set, o equiílbírio foi nota dominante uma vez que ambos os tenistas estiveram muito bem no seu serviço o que colocou o resultado em 4-4, no oitavo jogo, sem registo de ‘breaks’.

O tenista belga David Goffin foi o primeiro a criar o desequilíbrio no terceiro parcial e, no jogo seguinte, confirmou a vitória na terceira partida com um 6-4, levando o encontro a um quarto set, naquele que foi apenas o segundo (!) set perdido por Nadal em Roland Garros desde 2015.

Na quarta partida, a proximidade entre ambos os tenistas manteve-se, mas desta vez Rafael Nadal esteve muito regular na linha de fundo o que lhe deu confiança para quebrar o serviço de Goffin, no quarto jogo (3-1), sendo que, desde esse momento, o tenista natural de Maiorca esteve muito focado no encontro e, no nono jogo, teve oportunidade para, com o seu serviço, garantir o triunfo e o seu lugar nos oitavos-de-final do torneio francês.

Rafael Nadal, segundo pré-designado, vai jogar o acesso aos quartos-de-final com o argentino Ignácio Londero ou o francês Corentin Moutet.

Tiago Ferraz