Rafael Nadal: de rei a imortal em Barcelona

Por admin - Abril 30, 2017

Era algo que se perspetivava à entrada para a entrada da época de terra batida e é algo que, para já, se está a confirmar. Rafael Nadal está mesmo sob o signo do número 10. Depois do décimo título em Monte Carlo, chega o décimo em Barcelona e logo após uma vitória (6-4 e 6-1) convincente sobre um dos maiores especialistas sobre o pó-de-tijolo e um dos melhores tenistas da atualidade, Dominic Thiem.

Era grande a expectativa que envolvia a partida entre o maiorquino e o número 9 mundial. Nadal corria para a história, já Thiem procurava o seu segundo título ATP 500 do ano (o terceiro a nível geral), mas, mais que isso, buscava ser o primeiro jogador a bater o “rei” da terra batida na partida decisiva do torneio catalão.

Os primeiros momentos da partida não defraudaram as expectativas. As condições mais húmidas do court poderiam significar uma boa notícia para o potente jogo do austríaco, mas, rapidamente, Nadal tratou de pôr tudo em pratos limpos e mostrar quem realmente comanda sobre esta superfície. O break esteve perto de surgir ao sexto jogo, assim não aconteceu. Mas ao décimo Nadal não perdoou e quebrou Thiem, caminhando para a vitória no set por 6-4.

O austríaco poderá ter acusado algum desgaste pelo confronto duro que enfrentara na véspera perante Andy Murray, contudo, foi sem dúvida, o desgaste mental, provocado pela perda do primeiro parcial, que afetou Thiem. O número 9 mundial esteve muito longe do que é capaz de fazer, na segunda partida, nunca chegando sequer a incomodar o serviço de Nadal. O desfecho desnivelado, 6-1, acabou por não ser surpresa, tal foi a superioridade imposta pelo espanhol.

Com este título, Nadal alcança a 71ª conquista da carreira, o 51º sobre terra batida, e reforça um score de 53-3 no torneio catalão. Seguem-se agora os Masters de Madrid e Roma, provas onde Rafa pode evidenciar ainda mais a sua superioridade e, inclusivamente, lograr uma subida significativa no ranking, após prestações menos condizentes com o seu estatuto na época anterior.