Rafael Nadal: «Perdi contra o melhor jogador do mundo»
Ter de fazer as malas numa quarta-feira não é algo que Rafael Nadal esteja habituado a fazer, ainda mais quando em causa está Roland Garros, o torneio onde o espanhol levantou nove troféus nos últimos dez anos.
O atual número sete do mundo acabou derrotado por Novak Djokovic nos quartos-de-final do Grand Slam gaulês, e, na sua passagem pela sala de imprensa, antes de começar a pensar na relva, Nadal mostrou-se conformado com o desaire.
“Não é uma grande surpresa. Não ganhei muito antes de chegar aqui. Creio que tive os meus momentos mas, no geral, Novak teve o controlo do jogo a maior parte do tempo. É muito simples, ele jogou melhor”, admitiu Nadal após o duelo.
Para o espanhol, que completa precisamente hoje 29 anos, a forma como entrou no encontro revelou-se determinante para o desenrolar do embate. “O break de entrada fez-me mal. Depois disso aconteceu tudo muito rápido. Ele ganhou todos os pontos importantes e eu cometi alguns erros, e contra o Novak não tens tempo, ele passa a correr”, analisou o maiorquino.
“Eu perdi contra o melhor jogador do mundo da atualidade. Este é provavelmente o melhor momento da sua carreira e tem fortes possibilidades de vencer o torneio este ano”.
Apesar da derrota pesada diante do número um mundial, Nadal sai de Paris com as muitas vitórias alcançadas na terra batida do Philippe Chatrier na memória. “Não sei se vou vencer o décimo título em Roland Garros, mas os meus nove triunfos já estão registados. É isso que deve permanecer”, referiu Nadal, fazendo questão de lembrar que está longe de mandar a toalha ao chão.
“Perdi em 2009 e não foi o fim, perdi em 2015 e não é o fim. Vou continuar a lutar, a trabalhar duro para ter a oportunidade de vencer novamente no próximo ano. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar de qualquer maneira”. O aviso está lançado.