Rafael Nadal: "Já cheguei a 5 finais em Wimbledon"
Rafael Nadal vai lutar em Wimbledon não só por mais um título do Grand Slam, mas também pela chegada ao topo do ranking mundial, lugar que não é seu há já quase três anos. Apesar da décima vitória em Roland Garros, muitos não o veem como favorito na relva britânica, muito pelas más prestações do espanhol nas últimas edições deste torneio, onde, desde 2011, não alcança pelo menos os quartos-de-final.
Em entrevista ao El Español, Nadal afasta qualquer problema com esta superfície recordando um facto sobre as suas performances em Wimbledon. “Pelo meu estilo de jogo ou pelos meus resultados em terra batida, as pessoas não me veem como um especialista em relva, mas já joguei cinco finais em Wimbledon”, lembra o maiorquino que ainda assim reconhece diferenças em relação a outros anos.
“Em 2008 cheguei com outras sensações porque já tinha lutado pelo título nos dois anos anteriores. Agora chego após vários anos sem ter um bom torneio em Wimbledon e a tarefa vai ser mais complicada”, reconhece. Por outro lado, o jogo em relva não tem sido fácil para o espanhol devido aos muitos problemas que tem tido nos joelhos desde 2012. “Desde o primeiro problema, jogar em relva ficou mais complicado. Veremos como respondem os joelhos. Nesta superfície os apoios são mais baixos, mas se os joelhos estiverem bem, até gosto de jogar aqui”.
Nadal está esta semana a preparar a participação no terceiro Grand Slam da temporada em Maiorca, isto após ter abdicado do torneio de Queen’s. No entanto, na próxima semana, o espanhol viaja já para Londres onde tem alguns encontros de exibição para jogar, algo que lhe pode dar a confiança necessária em relva. “Se sou capaz de chegar a Wimbledon bem e ganhar os dois primeiros encontros, aí a história muda”, diz Nadal.