Rafael Nadal: «Comecei a ficar cansado»
Rafael Nadal, número três do ranking mundial, sofreu este sábado à noite a sua primeira derrota desde 2003 em meias-finais de torneios disputados sobre terra batida e deu por concluída uma série de 53 vitórias consecutivas nesta fase de uma competição realizada em pó-de-tijolo. Em conferência de imprensa, o espanhol de 28 anos explicou o sucedido.
“No geral, eu estava a perder consistência, mas foi um bom primeiro set. Penso que tive bons e maus momentos, também fisicamente, o que realmente não entendi porquê. Não me senti tão bem fisicamente no início do segundo set e comecei a ficar cansado antes do habitual”, começou por dizer Nadal, eliminado pelo italiano Fabio Fognini no Rio Open 2015, no Brasil, por 1-6, 6-2 e 7-5.
“Não tenho quaisquer problemas na minha virilha. Estava a ter cãibras em algumas partes do corpo, o que é estranho porque raramente tive cãibras em encontros na minha carreira”, concluiu o maiorquino, nove vezes campeão de Roland Garros, o único torneio do Grand Slam disputado sobre terra batida.
Nadal espera agora melhorar o seu ténis e, consequentemente, os resultados. “Tenho de aceitar a situação e trabalhar para estar pronto para o que vem a seguir. Estou a trabalhar bem, tenho a atitude correta, sei que tenho de melhorar várias coisas e que estou no caminho certo e perto do nível de jogo que estou à procura”, concluiu.
Fabio Fognini, número 28 do ranking mundial e quarto pré-designado, encara na final o também espanhol David Ferrer, segundo cabeça-de-série, que afastou o austríaco Andreas Haider-Maurer por 7-5 e 6-1. No que diz respeito à hierarquia mundial, Rafael Nadal cai para a quarta posição ATP a partir desta segunda-feira e dá o terceiro lugar ao escocês Andy Murray.