Rafael Matos e Felipe Meligeni vencem nas duplas e garantem vaga do Brasil nos Qualifiers da Copa Davis

Por Marcela Linhares - Setembro 16, 2023
Copa Davis Brasil
Sportsfotograf.com

Depois de fechar o primeiro dia de Copa Davis de forma perfeita após vencer os dois confrontos realizados contra a Dinamarca em solo dinamarquês, o time brasileiro voltou às quadras na manhã deste sábado para dar sequência ao duelo. Com a vitória de Rafael Matos e Felipe Meligeni nas duplas, o Brasil ampliou para 3 a 0 e assegurou sua vaga nos Qualifiers de 2024 – primeira fase da primeira divisão do torneio. Os brasileiros passaram pela dupla formada por Johannes Ingildsen e Christian Sigsgaard com parciais de 6-7, 7-5 e 7-6.

Na sexta-feira (15), Thiago Monteiro surpreendeu ao vencer Holger Rune de virada e conquistar sua maior vitória da carreira abrindo o marcador a favor do Brasil. Na sequência, Thiago Wild foi menos exigido e, após triunfar também, ampliou a vantagem brasileira encerrando o primeiro dia da melhor forma possível.

Já neste sábado (16), em primeiro set sem quebras, a definição veio apenas no tie-break. Enquanto os dinamarqueses não tiveram o serviço ameaçado em nenhum momento, Matos/Meligeni salvaram os únicos break points que enfrentaram no oitavo game.

O time brasileiro conquistou um mini break logo na abertura depois de um belo forehand de Meligeni, mas acabaram perdendo a vantagem sequência no ponto seguinte. Com mais dois mini breaks para cada lado, o placar ficou igualado pela última vez em 4 a 4. Com os dinamarqueses vencendo três dos últimos quatro pontos, Ingildsen/Sigsgaard anotaram 7 a 5 e tomaram a dianteira da partida.

Em melhor momento, Matos/Meligeni conseguiram a primeira quebra da partida no quarto game para abrir 3-1. A vantagem durou até o momento em que Felipe sacou para fechar o set em 5-3. Desperdiçando três set points, a dupla brasileira viu os dinamarqueses devolverem a quebra e confirmarem para empatar em 5-5. No 12º game, a dupla brasileira voltou a pressionar o saque dos adversários para criar mais duas oportunidades de fechar a parcial. Com dupla falta da dupla dinamarquesa, Matos/Meligeni fecharam em 7-5 e forçaram terceiro set.

Seguindo firme, a dupla brasileira conseguiu uma quebra logo no início do último set e, salvando break point no terceiro game, ampliou a vantagem para 3-0. Sem administrar a dianteira, a parcial voltou a ficar igualada em 3-3. Voltando a pressionar o serviço dos dinamarqueses no décimo game, a equipe brasileira chegou ao triplo match point, mas, sem sucesso, os oponentes seguiram resilientes e, confirmando o saque, conseguiram manter a igualdade em 5-5. Saque a saque, a definição veio no tie-break. No game decisivo, a superioridade de Matos/Meligeni fez com que o Brasil abrisse 5 a 1 no placar. Anotando 7 a 5, liquidaram a partida contra os dinamarqueses de virada.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.