Rafael Matos alcança em Tóquio a sétima final do ano e vai discutir título com Marcelo Melo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 7, 2022

O ATP 500 de Tóquio vai coroar um campeão brasileiro em pares. É que Rafael Matos e Marcelo Melo vão estar frente a frente na final, depois de ambos terem seguido em frente, embora de formas bem diferentes.

Começando por quem jogou, Matos juntou-se a David Vega Hernández para bater os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, por 7-5 e 6-4, carimbando o passaporte rumo à mais importante de sete finais ATP (!) esta temporada. O brasileiro vai à procura do seu sexto título da época, sendo que já tem garantido que, pelo menos irá igualar o seu melhor ranking de carreira: o 33.º posto. Caso conquiste o título, salta para dentro do top 30.

Por outro lado, Melo, número 43 do Mundo de pares nesta altura, está a jogar ao lado de Mackenzie McDonald mas não teve de entrar em campo para garantir o acesso à final. É que Nick Kyrgios desistiu também das duplas ao lado de Thanasi Kokkinakis, pelo que Melo vai disputar a sua quinta final do ano, ainda à procura do primeiro troféu.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt