Quem pode vir jogar ao Estoril como special exempt? Há 4 hipóteses em cima da mesa

Por Nuno Chaves - Abril 26, 2019
Millennium-Estoril-Open
Imagem: Estoril Open
Falta apenas um dia para o começo da quinta edição do Millennium Estoril Open e, apesar do quadro principal estar fechado com a entrega do wild card para David Goffin, existe um cenário que pode entrar em cena.
É que Nicolas Jarry, Roberto Carballes Baena (em Barcelona) e Pablo Cuevas Filip Krajinovic (em Budapeste) jogam esta sexta-feira os respetivos encontros nos quartos de final e caso triunfem… podem entrar diretamente para o quadro principal no Estoril Open, por ficarem com o estatuto de Special Exempt (estatuto que serve os tenistas que estão inscritos na fase de qualificação, mas como estão a competir na fase final de um torneio da semana anterior não têm hipótese de marcar presença no qualifying).
Os tenistas, assim, têm possibilidade de escolher se querem jogar no Estoril ou Munique (prova que decorre na mesma semana) mas à partida, o direito de preferência está no Estoril. No caso de Krajinovic, Carballes e Cuevas estão todos inscritos na fase de qualificação em Portugal.
No caso de Jarry, apesar de estar inscrito no qualifying de Munique, o seu destino deve passar também pelo nosso torneio. Tudo porque, com o seu ranking atual, é neste momento o primeiro alternate para o quadro principal no Estoril, ou seja: se existir alguma desistência durante o dia de amanhã, entra diretamente no quadro principal, sem precisar do estatuto de Special Exempt e desiste automaticamente da fase de qualificação da prova alemã.
Desta forma, só não teremos os quatro jogadores no Estoril Open se… os quatro ganharem esta sexta-feira: se isso acontecer vão dois para cada torneio, mas tem direito de preferência quem tiver melhor ranking.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.