This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Quem é o fisioterapeuta de Sinner e qual a justificação aceite para inocentar o italiano?
Foi uma verdadeira bomba que caiu de forma absolutamente surpreendente no Mundo do ténis. Jannik Sinner, número um do Mundo e campeão do ATP Masters 1000 de Cincinnati esta segunda-feira — o quinto título da sua temporada –, testou duas vezes positivo durante o mês de março (uma durante o Masters 1000 de Indian Wells e outra na semana seguinte) para uma substância proibida, o ‘clostebol’, e esteve suspenso preventivamente da modalidade por duas ocasiões sem que ninguém tenha tido qualquer conhecimento.
O tenista italiano alegou que a substância lhe foi encontrada no sangue depois de ter sido contaminado pelo seu fisioterapeuta, Giacomo Naldi, um elemento da sua equipa que trabalha com Sinner desde 2023 depois de alguns anos como fisio de equipas profissionais de basquetebol e voleibol em Itália. Segundo a defesa e Sinner, que acabou por ser acolhida por um tribunal, Naldi utilizou uma pomada chamada Trofodermin, que contém clostebol e que se vende em poucos países da Europa. Itália é, aliás, um dos poucos países onde esta pomada se vende, o que justifica que grande parte dos casos de clostebol em atletas profissionais esteja ligado… a Itália.
Naldi terá utilizado a pomada para cicatrizar uma ferida num dedo e nessa semana massajou várias vezes Sinner sem luvas. Como Jannik também tinha feridas abertas, a pomada proibida entrou na corrente sanguínea do agora número 1 ATP através dessas massagens e tal situação acabou ‘descoberta’ num controlo antidoping.
O fisioterapeuta de Sinner assegurou que não fazia ideia de que a referia pomada tinha substâncias proibidas, mas a imprensa italiana coloca essa teoria em causa, uma vez que não só a pomada tem escrita de forma bem visível a palavra ‘doping’ como Naldi trabalhou numa modalidade — o basquetebol — que teve vários jogadores suspensos devido a esta mesma substância.
A verdade é que um tribunal independente acreditou nas provas apresentadas por Sinner, que tiveram como sustentação principal o facto de Sinner ter doses absolutamente residuais de clostebol no sangue, das quais nem sequer poderia beneficiar desportivamente em competição…
Sinner vai perder todos os pontos e dinheiro de Indian Wells mas não tem número 1 em risco
Leia também:
- — Sabalenka impede feito histórico de Pegula e completa perfeição com título em Cincinnati
- — Escândalo escondido: Sinner acusou duas vezes doping, evitou suspensão e conseguiu provar inocência
- — Swiatek iguala Henin e já está no top 8 de tenistas com mais semanas no topo do ranking WTA
- Categorias:
- ATP World Tour