Que história: Stoliar e Graça surpreendem tudo e todos rumo ao primeiro título ITF em Elvas

Por José Morgado - Junho 15, 2024

Illia Stoliar, de 25 anos, e João Graça, de 23, viveram uma semana inesquecível em Elvas, no Alentejo, ao conquistarem contra todas as expectativas o seu primeiro título internacional juntos. Os dois tenistas, que poucas vezez tinham competido lado a lado no circuito profissional, não eram favoritos para qualquer um dos seus encontros, mas avançaram passo a passo de forma estoica rumo à conquista de um título que nunca mais esquecerão.

Depois de derrotarem os primeiros cabeças-de-série na primeira ronda, os finalistas de Setúbal nos ‘quartos’ e Frederico Silva (duas vezes campeão de Grand Slam em pares juniores) e o checo Gengel nas meias-finais, Stoliar, que nasceu na Ucrânia mas apaixonou-se pelo ténis em Portugal, país que representa orgulhosa e onde chegou aos 9 anos, e Graça, a concluir os estudos nos Estados Unidos, derrotaram os mais cotados compatriotas Pedro Araújo e João Domingues por 6-4 e 6-4 rumo ao troféu. E no segundo set até estiveram a perder por 0-4…

E o gigante Stoliar, de 2.07 metros, fez as delícias da ‘pequenada’ alentejana no final do encontro…

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com