Presidente da ITF admite que Taça Davis pode voltar a dar pontos para o ranking ATP

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 29, 2022
Canada-davis-cup
Foto: REUTERS/Susana Vera

E se a Taça Davis voltasse a dar pontos para o ranking ATP? Aí está uma possibilidade que David Haggerty, presidente da ITF, não coloca de parte, especialmente com o ATP Tour a formar uma parceria com a própria ITF no que diz respeito à prova de seleções a partir da próxima temporada. Ainda assim, trata-se de algo pouco provável.

“Com o acordo existente com a ATP existe essa possibilidade, mas o que vimos no passado é que, quando se joga pelo país, não se olha para os pontos do ranking. É algo que não interessa aos tenistas, mas é uma conversa que poderíamos ter a qualquer momento. Contudo, ambas as entidades não acham que seja necessário“, atirou.

Por outro lado, Haggerty garante que o formato das Davis Cup Finals veio para ficar finalmente depois de terem sido feitos mais ajustes em 2022. “Conseguimos estabilizar o formato. Funciona para os adeptos, para os jogadores e para o ténis. Ouvimos os tenistas e é por isso que fizemos algumas mudanças necessárias”, sustentou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt