This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Prémios Bola Amarela 2022: o jogador que mais evoluiu circuito ATP
Seguimos a atribuição dos Prémios Bola Amarela 2022. Agora mudamo-nos para o tenista que mais evoluiu em 2022. As opções eram muito variadas, mas aqui ficam as nossas escolhas.
José Morgado: Holger Rune – Ainda que Carlos Alcaraz seja porventura a escolha mais lógica para esta categoria, decidi desta feita variar e distinguir outro jovem de 19 anos. Holger Rune, que começou a época fora do top 100 e acabou… à porta do top 10! Pelo meio, três títulos (um Masters 1000!), oito vitórias sobre tenistas do top 10 e a estreia em ‘quartos’ de Grand Slam. Uma distinção justa para um ano memorável.
Pedro Gonçalo Pinto: Carlos Alcaraz – Não consigo fugir do prodígio espanhol. Com apenas 19 anos, já se antevia um futuro brilhante para o miúdo de Murcia, mas acredito que nem o próprio imaginava que podia ser número um em 2022. Viveu momentos verdadeiramente fantásticos, como aquela sequência de triunfos em Madrid, contra Nadal, Djokovic e Zverev, bem como o título no US Open. Disparou para o topo e reuniu os maiores elogios de toda a gente. Agora resta saber como vai sustentar esta responsabilidade.
Nuno Chaves: Casper Ruud – Basta ver que era o único jogador que não estava nas nossas previsões de top 10 mundial. Quem diria que ia terminar o ano como número três do mundo, finalista de Roland Garros, US Open e das ATP Finals? Quase sem se dar por ele venceu 51 encontros, conquistou três títulos e, acima de tudo, demonstrou uma enorme consistência ao mais alto nível. O grande desafio para 2023 é dar o passo e vencer torneios mais importantes do circuito. Começou o ano no oitavo lugar, parecia ser difícil melhorar esse registo mas foi capaz e com muito mérito.
- Categorias:
- ATP World Tour