Pospisil analisa estado do ténis: «Ficou para trás dos outros desportos»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 16, 2025
pospisilll

Vasek Pospisil já está retirado, mas mantém-se muito ativo no ténis. O canadiano, que co-fundou a Professional Tennis Players Association com Novak Djokovic, explicou o momento em que essa ideia surgiu.

“A primeira vez que percebi que precisávamos de uma associação de jogadores foi depois de uma grande reunião conjunta que tivemos na ATP em 2016. Ficou muito claro que o ténis precisava de uma mudança, que os jogadores precisavam de uma voz real que os representasse. Pouco depois, decidi que tinha de ser eu a dar esse passo, não sei muito bem porquê, mas tinha a confiança de que o podia levar a cabo”, partilhou.

E Pospisil fez um balanço do que tem acontecido. “O mais importante que aprendi nestes últimos cinco foi sobre o sistema do ténis. Vi que está muito mais desordenado do que pensava. Pela primeira vez, estamos muito perto de fazer uma mudança importante, a mudança de que precisamos para que os jogadores tenham essa voz verdadeira e um cenário idílico para o seu crescimento. O ténis ficou para trás dos outros desportos, por isso estamos estes anos todos a tentar colaborar com alguns órgãos do governo. Queríamos dar a oportunidade de trabalhar connosco. No entanto, para seguir em frente, não tivemos outra opção que não fazê-lo através de um processo judicial”, finalizou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt