Portugueses derrotados na qualificação do Indoor Oeiras Open

Por Bola Amarela - Janeiro 2, 2023

Os portugueses Pedro Araújo, Henrique Rocha, Fábio Coelho e Francisco Rocha foram derrotados na primeira ronda do qualifying do Indoor Oeiras Open 1. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o torneio do ATP Challenger Tour acontece no Complexo de Ténis do Jamor entre os dias 1 e 8 de janeiro.

O primeiro representante luso a entrar em ação foi Francisco Rocha (1015.º). De regresso ao palco onde em novembro se sagrou vice-campeão nacional absoluto de singulares, o maiato cedeu perante Mark Lajal (403.º) com os parciais de 6-3 e 6-2.

Logo a seguir, o irmão mais novo, Henrique Rocha (850.º), esteve perto de tornar-se no primeiro jogador “da casa” a seguir em frente. Mas a vantagem de 6-0 e 3-0 com que abriu o encontro perante o israelita Edan Leshem (379.º) revelou-se insuficiente, com o atual bicampeão nacional de sub 18 a sofrer uma reviravolta que terminou com os parciais de 0-6, 7-5 e 6-2.

Já na reta final da jornada, também Fábio Coelho (996.º) foi eliminado. O campeão nacional absoluto de 2022 lutou, mas não foi capaz de resistir ao alemão Sebastian Fanselow (399.º), residente em Portugal há vários anos, e perdeu por 6-3 e 7-5 depois de ameaçar uma terceira partida.

O último a entrar em ação foi Pedro Araújo (652.º), que não conseguiu ser feliz no regresso à competição após quatro meses de ausência devido a uma lesão no joelho direito. O lisboeta de 20 anos perdeu por 6-2 e 6-2 com o turco Cem Ilkel (378.º).

Na segunda-feira, Jaime Faria (589.º) será o primeiro português a entrar em ação no quadro principal de singulares. O jovem de 19 anos terá como adversário o belga Raphael Collignon, número 280 do ranking ATP e oitavo cabeça de série, naquele que será o seu primeiro encontro em quadros principais do ATP Challenger Tour.

João Domingues (287.º), Pedro Sousa (494.º) e Gonçalo Oliveira (507.º) só irão a jogo na terça-feira.