Portuguesas sem sucesso no primeiro dia de quadro principal em Leiria

Por Bola Amarela - Setembro 7, 2021

Chegou a Leiria como terceira favorita e atual 159.ª na hierarquia mundial. No seu encontro de estreia, a australiana Lizette Cabrera defrontou a portuguesa Inês Murta, a última a entrar diretamente no quadro principal com o lugar 721 no ranking WTA. Esta diferença de posições notou-se apenas a meio do primeiro set, altura em que a australiana Cabreramanteve a regularidade, ao contrário da algarvia, que não encontrou soluções para contrariar a sua mais cotada oponente. Os parciais de 6-2 e 6-3 dão uma imagem do que aconteceu neste duelo, mas realmente foi a maior experiência da australiana nos momentos decisivos dos jogos que fez a diferença.

Pelo caminho ficaram também as lusas Sara Lança e Sofia Pinto, ambas presentes graças a wild card (convite da organização). Se no seu encontro com a finlandesa Anastasia Kulikova a portuguesa Lança pouco conseguiu fazer ante a poderosa tenista de leste, perdendo por 6-1 e 6-2, o mesmo não podemos dizer da jovem Sofia Pinto, que ofereceu boa réplica a uma jogadora muito mais experiente, a espanhola Celia Cervino Ruiz. A tenista do país vizinho venceu por 6-4 e 6-1 mas viu-se e desejou-se num primeiro set quase perfeito da portuguesa que tentou sempre o comando dos pontos e o winner. A alentejana Ana Filipa Santos também não conseguiu manter o nível exibicional de ontem e acabou eliminada na primeira ronda ante a sua bem conhecida japonesa Hiroko Kuwata (6-1 e 6-2).

Com entradas autoritárias e com vontade de chegar longe no quadro estiveram a francesa Jessika Ponchet e a russa Anastasia Tikhonova. Se Ponchet precisou apenas de duas partidas para levar de vencida a eslovaca Sofia Milatova (6-1 e 6-2), Tikhonova, que a partir de hoje terá a companhia de uma das suas treinadoras, Marina Marenko (a mãe de Andrey Rublev, atual n. 7 do Mundo), desacelerou um bocadinho no segundo set ante a espanhola Ainhoa Atucha Gomez, a qual bateu por 6-2 e 6-4.

Matilde Jorge joga amanhã pelas 14 horas, com a chinesa Shuyue Ma seguida da sua irmã Francisca, que mede forças com a australiana Arina Rodionova.