Portugal visita El Salvador no Grupo 2 da Davis

Por José Morgado - Fevereiro 12, 2026

O sorteio do Grupo Mundial II da Taça Davis ditou nova deslocação para a seleção portuguesa, que em setembro visitará El Salvador, naquela que será a sétima eliminatória consecutiva fora de casa na principal competição por equipas do ténis mundial.

A seleção centro-americana ocupa atualmente o 56.º lugar no ranking da Taça Davis e apresenta uma equipa sem jogadores entre os primeiros 1.400 classificados do ranking ATP de singulares. O número um salvadorenho é Cesar Cruz, de apenas 19 anos, que surge na posição 1441.ª da hierarquia mundial. Seguem-se Diego Duran, 1683.º classificado, e Juan Carlos Fuentes Vásquez, que ocupa o 1940.º posto. Em pares, a história é diferente, já que contam com Marcelo Arevalo, top 10 mundial!

Apesar do ranking teoricamente favorável a Portugal, a eliminatória deverá apresentar desafios adicionais, desde logo pelas condições locais e pela habitual competitividade das equipas anfitriãs na Taça Davis, competição marcada muitas vezes por equilíbrios inesperados.

Portugal procurará regressar às vitórias depois das últimas campanhas menos conseguidas e manter viva a ambição de voltar ao Grupo Mundial I.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com