Portugal vai lutar pela permanência com Noruega e Bulgária na BJK Cup
A seleção portuguesa da Billie Jean King Cup somou esta quarta-feira uma terceira derrota na primeira fase do Grupo 1 da competição e vai lutar nos próximos dias pela permanência nesta divisão diante das seleções da Noruega (já esta quinta-feira) e Bulgária (sábado), que tal como a nossa equipa ficaram em último lugar das suas respetivas ‘poules’.
Esta quarta-feira, a capitã Neuza Silva decidiu rodar a equipa e Portugal perdeu os três encontros diante os Países Baixos (0-3), já com a vitória no Grupo e subida aos Playoffs garantida. Maria Garcia (1343.ª) estreou-se em singulares com um desaire frente à neerlandesa Eva Vedder (413.ª) por 6-2 e 6-3. Matilde Jorge (551.ª) cedeu diante de Anouk Koevermans (385.ª) pelos parciais de 6-2, 1-6 e 6-1 e no par a regressa Ana Filipa Santos e Francisca Jorge caíram diante das mesmas Koevermans e Vedder por 6-1, 1-6 e [10-7].
“Decidi dar rodagem a outras jogadoras pois sabíamos que este dia servia essencialmente para isso e não tinha impacto nas classificações. Estamos rodadas e prontas para os dias decisivos. Perdemos muitos encontros no detalhe e é nessa parte mental que vou trabalhar com elas”, assumiu Neuza Silva.
A única maneira de Portugal continuar no Grupo 1 é vencer a Pool de permanência. O duelo de quinta-feira não é decisivo, mas é quase proibido perder.