Portugal Padel Masters. Portugueses surpreendem no pré-qualifying
A armada nacional surpreendeu este sábado no arranque do pré-qualifying da primeira edição do Portugal Padel Masters, um dos quatro torneios mais importantes do World Padel Tour, dotado de 100 mil euros em prémios e organizado pela Lagos. Das 14 duplas com jogadores portugueses, cinco garantiram a passagem à segunda ronda a realizar domingo, a partir das 10h, no Indoor Padel Center (IPC), em Carnaxide.
Não se antevia uma primeira jornada fácil, atendendo à maior experiência dos jogadores adversários no circuito mundial, mas os portugueses superaram todas as expetativas e Bruno Aguiar/Pedro Franchi, João Ambrósio/Filipe Marques, João Bastos/Javier Garcia, Diogo Schaefer/Francisco Neves, João Roque/Tomás Mendes venceram os respetivos desafios e garantiram vaga na segunda ronda, onde já está por acesso direto Vasco Pascoal e Javier Barahona.
“Os nossos adversários eram teoricamente mais fortes e esta nossa vitória foi uma grande surpresa. Esta foi a nossa estreia no World Padel Tour”, comentou Filipe Marques, enquanto o parceiro explicava ter sentido “menos pressão por jogar neste nível” superior, em que não são favoritos. “Entrámos relaxados e isso ajudou, porque o jogo foi correndo bem. Jogámos bem”, rematou Marques, após o triunfo diante Teodoro Zapata e Jorge Señoran, por duplo 6-4.
Enquanto João Bastos e Javier Garcia Lopéz apuraram-se sem entrar em court, por desistência do par adversário, Diogo Schaefer e Francisco Neves impuseram-se a Nicolás Suescun e Fermin Estevez, dois jogadores bem rodados no circuito internacional, graças à estratégia delineada e aplicada no Indoor Padel Center. “Sabíamos que o encontro iria passar muito pelo aspeto defensivo, porque é muito difícil fazer o break a este nível. Estivemos sempre à frente, mas pressionados. Eles jogaram bem”, confessou Schaefer, explicando que a “chave do encontro foi o jogo defensivo” e a capacidade de “tirar o ritmo aos adversários”. “O nosso jogo saiu na perfeição”, rematou.
Tarefa teoricamente mais fácil tiveram Pedro Franchi e Bruno Aguiar para, frente a Pablo Carreiro e Miguel Barciela, assegurarem a continuidade na pré-prévia da prova WPT que, neste sábado, levou centenas de adeptos da modalidade ao IPC. “A nossa estratégia era defender o melhor possível e na rede não ter pressa para não cometer erros não forçados, que dão confiança aos adversários”, comentou Franchi, ao mesmo tempo que Aguiar sublinhava a pouca agressividade da dupla contrária, que cedeu por 2-6 e 4-6. “Encaixavam muito bem no nosso jogo!”
João Roque e Tomás Mendes, em contrapartida, tiveram grandes dificuldades para eliminarem os adversários Adrián Rolán e António Monjardino e manter-se em competição. O encontro foi decidido em três sets, pelos parciais de 6-4, 4-6 e 6-4. “Percebemos cedo os semi-pontos fracos deles e contra-atacamos com base nessa fragilidade. Metemos muita força no nosso serviço, não desistimos econseguimos uma boa vitória”, comentou Roque.
Na pré-prévia, disputada em três jornadas, qualificam-se quatro duplas para o qualifying, onde já aguardam outros tantos pares, entre os quais o português Diogo Rocha e Antonio Luque, graças ao ranking conjunto (31º do ranking mundial na lista de inscritos para o Portugal Padel Masters) e qualificação direta. Já Miguel Oliveira, contemplado com um wild-card, e o seu parceiro brasileiro Lucas Silveira da Cunha estreiam-se na terça-feira, num encontro agendado para as 20h no Jamor.
A principal competição do Portugal Padel Masters, reservada a uma grelha final de 32 duplas (27 primeiras do ranking às quais se junta um wild card e os quatro pares apurados na prévia), arranca na terça-feira, dia 19 de setembro, com encontros entre alguns dos melhores jogadores do padel mundial, como é o caso de Paquito Navarro e Sanyo Gutierrez, a dupla com mais títulos esta temporada (4), frente a José Diestro e Martín Piñero.
Também os “artistas” das palas Miguel Lamperti e Juani Mieres entram em pista na terça-feira, às 16h00, diante de Ramiro Moyano e Maxi Gabriel; Belasteguin e Lima pisam o court principal do Jamor na quarta-feira num encontro marcado frente a Uri Botello e Javier Ruiz.