This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal Padel Masters. Portugueses surpreendem no pré-qualifying
A armada nacional surpreendeu este sábado no arranque do pré-qualifying da primeira edição do Portugal Padel Masters, um dos quatro torneios mais importantes do World Padel Tour, dotado de 100 mil euros em prémios e organizado pela Lagos. Das 14 duplas com jogadores portugueses, cinco garantiram a passagem à segunda ronda a realizar domingo, a partir das 10h, no Indoor Padel Center (IPC), em Carnaxide.
Não se antevia uma primeira jornada fácil, atendendo à maior experiência dos jogadores adversários no circuito mundial, mas os portugueses superaram todas as expetativas e Bruno Aguiar/Pedro Franchi, João Ambrósio/Filipe Marques, João Bastos/Javier Garcia, Diogo Schaefer/Francisco Neves, João Roque/Tomás Mendes venceram os respetivos desafios e garantiram vaga na segunda ronda, onde já está por acesso direto Vasco Pascoal e Javier Barahona.
“Os nossos adversários eram teoricamente mais fortes e esta nossa vitória foi uma grande surpresa. Esta foi a nossa estreia no World Padel Tour”, comentou Filipe Marques, enquanto o parceiro explicava ter sentido “menos pressão por jogar neste nível” superior, em que não são favoritos. “Entrámos relaxados e isso ajudou, porque o jogo foi correndo bem. Jogámos bem”, rematou Marques, após o triunfo diante Teodoro Zapata e Jorge Señoran, por duplo 6-4.
Enquanto João Bastos e Javier Garcia Lopéz apuraram-se sem entrar em court, por desistência do par adversário, Diogo Schaefer e Francisco Neves impuseram-se a Nicolás Suescun e Fermin Estevez, dois jogadores bem rodados no circuito internacional, graças à estratégia delineada e aplicada no Indoor Padel Center. “Sabíamos que o encontro iria passar muito pelo aspeto defensivo, porque é muito difícil fazer o break a este nível. Estivemos sempre à frente, mas pressionados. Eles jogaram bem”, confessou Schaefer, explicando que a “chave do encontro foi o jogo defensivo” e a capacidade de “tirar o ritmo aos adversários”. “O nosso jogo saiu na perfeição”, rematou.
Tarefa teoricamente mais fácil tiveram Pedro Franchi e Bruno Aguiar para, frente a Pablo Carreiro e Miguel Barciela, assegurarem a continuidade na pré-prévia da prova WPT que, neste sábado, levou centenas de adeptos da modalidade ao IPC. “A nossa estratégia era defender o melhor possível e na rede não ter pressa para não cometer erros não forçados, que dão confiança aos adversários”, comentou Franchi, ao mesmo tempo que Aguiar sublinhava a pouca agressividade da dupla contrária, que cedeu por 2-6 e 4-6. “Encaixavam muito bem no nosso jogo!”
João Roque e Tomás Mendes, em contrapartida, tiveram grandes dificuldades para eliminarem os adversários Adrián Rolán e António Monjardino e manter-se em competição. O encontro foi decidido em três sets, pelos parciais de 6-4, 4-6 e 6-4. “Percebemos cedo os semi-pontos fracos deles e contra-atacamos com base nessa fragilidade. Metemos muita força no nosso serviço, não desistimos econseguimos uma boa vitória”, comentou Roque.
Na pré-prévia, disputada em três jornadas, qualificam-se quatro duplas para o qualifying, onde já aguardam outros tantos pares, entre os quais o português Diogo Rocha e Antonio Luque, graças ao ranking conjunto (31º do ranking mundial na lista de inscritos para o Portugal Padel Masters) e qualificação direta. Já Miguel Oliveira, contemplado com um wild-card, e o seu parceiro brasileiro Lucas Silveira da Cunha estreiam-se na terça-feira, num encontro agendado para as 20h no Jamor.
A principal competição do Portugal Padel Masters, reservada a uma grelha final de 32 duplas (27 primeiras do ranking às quais se junta um wild card e os quatro pares apurados na prévia), arranca na terça-feira, dia 19 de setembro, com encontros entre alguns dos melhores jogadores do padel mundial, como é o caso de Paquito Navarro e Sanyo Gutierrez, a dupla com mais títulos esta temporada (4), frente a José Diestro e Martín Piñero.
Também os “artistas” das palas Miguel Lamperti e Juani Mieres entram em pista na terça-feira, às 16h00, diante de Ramiro Moyano e Maxi Gabriel; Belasteguin e Lima pisam o court principal do Jamor na quarta-feira num encontro marcado frente a Uri Botello e Javier Ruiz.
- Categorias:
- Padel