Portugal Open poderá realizar-se no Estoril

Muitas serão as novidades da 26ª edição do Portugal Open, a localização será uma delas. A Câmara Municipal de Cascais está a fechar as negociações com os novos responsáveis da prova nacional, para albergar a realização do maior evento desportivo de ténis do país. Ao jornal desportivo Record, Paulo Vistas, Presidente da Câmara de Oeiras, referiu não conseguir acompanhar a oferta financeira de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais: “Não podíamos pagar uma verba tão elevada apenas por um evento num momento de crise”. 

O Clube de Ténis do Estoril, presidido por Filipe Soares Franco, deverá ser o local escolhido. Em declarações ao jornal i, Soares Franco  não garante ainda a realização da prova mas vontade não parece faltar: “Se vai ser aqui? Boa vontade do Clube de Ténis do Estoril há toda, da parte da Câmara Municipal de Cascais também. Como o torneio se chama Estoril Open, era engraçado que fosse mesmo realizado no Estoril. Seria óptimo para o concelho de Cascais”.

O complexo desportivo do Jamor recebeu todas as edições do Open nacional, inicialmente designado por Estoril Open, vindo mais tarde a mudar de nome para Portugal Open, com o intuito de promover o país e de assim captar mais apoios financeiros. Muitas foram as estrelas que passaram pelos courts do Jamor, tais como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Stanislas Wawrinka e Juan Martin del Potro, numa prova premiada pelo ATP World Tour com o prémio de excelência (2010).

No entanto, devido a dificuldades financeiras da Lagos Sports, a prova esteve em risco de não ser realizada em 2015. Recentemente, o empresário holandês Benno Van Veggel, Jorge Mendes, empresário e dono da Gestifute e a U-COM, promotora desportiva portuguesa, uniram esforços para assegurar a manutenção da prova em solo nacional, garantindo a sua realização pelo menos até 2017. Emídio Guerreiro, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, garantiu ainda apoios não financeiros por parte do estado: “Damos apoio logístico, apoio institucional, como demos no ano passado, mas sem envelope financeiro, porque não temos dinheiro”.

O Portugal ou Estoril Open deverá realizar-se entre 27 de abril e 3 de maio e contará apenas com a prova do circuito masculino.