This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal joga em Hobart na próxima madrugada na BJK Cup: «Jogamos com alma e coração»
A seleção portuguesa feminina de ténis já está em Hobart, na Tasmânia, onde esta sexta-feira inicia o play-off de acesso aos Qualifiers de 2026 da Billie Jean King Cup, frente à Austrália, antes de defrontar o Brasil no sábado. Sob frio, chuva e até granizo, a equipa orientada por Neuza Silva mantém a ambição de fazer história e repetir o feito de 1991, quando Portugal chegou à fase final da competição.
A líder da equipa, Francisca Jorge (202.ª WTA), entra em campo com motivação redobrada. A vimaranense poderá igualar as 32 eliminatórias disputadas por Michelle Larcher de Brito, aproximando-se do recorde absoluto de Ana Catarina Nogueira. “Gostaria de igualar a Michelle. Tenho enorme respeito pelas minhas compatriotas, mas seria engraçado ver esse recorde batido. Acho que vou consegui-lo”, afirmou. Orgulhosa por representar Portugal, garantiu: “Jogamos com alma e coração. Vamos dar sangue, suor e lágrimas para trazer a ‘medalha’ para casa.”
A irmã mais nova, Matilde Jorge (255.ª), destacou a motivação e o crescimento coletivo. “Fizemos um grande feito em abril e agora estamos aqui com mérito. Sinto-me mais preparada e com mais experiência. Adoro jogar com a bandeira de Portugal ao peito e sinto-me um elemento forte, tanto em singulares como pares”, disse a tenista de 21 anos, que conquistou sete títulos de duplas esta temporada com Francisca.
Com 11 anos de experiência na competição, Inês Murta regressa confiante: “Tem sido um ano difícil, mas estou contente com esta oportunidade. Ninguém esperava que chegássemos aqui. Elas são favoritas, mas podemos ultrapassá-las.”
A mais jovem da equipa, Angelina Voloshchuk (470.ª), de 18 anos, mostra entusiasmo: “Vou dar o máximo. Tenho aprendido muito e sinto-me cada vez mais confiante.”
Portugal entra em ação no Domain Tennis Centre, determinado a continuar a escrever história no ténis feminino nacional. A prova tem transmissão na SPORT TV 6.
