This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal já tem equipa para o histórico Playoff contra Brasil e Austrália; Kasatkina e Haddad Maia não jogam

Matilde Jorge, Francisca Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta são as tenistas que vão integrar a Seleção Nacional no Grupo E dos Play-off de acesso aos Qualifiers da Billie Jean King Cup by Gainbridge, que terá lugar no Domain Tennis Centre, em Hobart, na Austrália, de 14 a 16 de novembro de 2025.
Além da equipa anfitriã, quinta cabeça de série, da Seleção Nacional, orientada por Neuza Silva, o Brasil vai integrar o Grupo E nos pisos rápidos australianos, naquela que é a segunda vez que Portugal vai jogar os Play-offs, 34 anos depois de Sofia Prazeres, Tânia Couto e Joana Pedroso terem chegado à fase final em 1991, quando a mais importante competição feminina por equipas era designada Taça Federação.
Com os vencedores de cada dos sete grupos dos Play-off a avançarem para os Qualifiers de 2026 – as 14 seleções remanescentes vão competir no grupo 1 das respetivas zonas geográficas, no próximo ano -, Portugal vai querer continuar a fazer história. Sob o formato de round robin, com dois singulares e um par, a eliminatória começa para Portugal, a 14 de novembro, frente a anfitriã da Austrália, pelas 12.00 horas locais (menos dez horas em Portugal Continental). No dia seguinte, é a vez do quarteto luso medir forças com o Brasil, também às 12.00 h, estando a derradeira jornada reservado ao frente a frente entre Brasil e Austrália e à folga da Seleção Nacional.
Recorde-se que, no passado mês de abril, foi precisamente com Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta que Portugal rescreveu história em Vilnius, na Lituânia, classificando-se na segunda posição no grupo D, com vitórias sobre a Áustria (2-1) e Letónia (3-0). No Play-off de promoção, as comandadas de Neuza Silva ganharam à Eslovénia (2-0), garantindo assim regresso à ronda de acesso aos Qualifiers.
Aos 25 anos, Francisca Jorge, atual 255.ª mundial, vai competir na 32.ª eliminatória da Billie Jean King Cup by Gainbridge, sendo a terceira jogadora nacional com mais participações, atrás de Ana Catarina Nogueira (35) e Michelle Larcher de Brito (32). Quatro anos mais nova, a irmã Matilde Jorge, agora 250.ª do ranking WTA, estreou-se pela Seleção Nacional em 2021 e competiu em 19 eliminatórias. Número três nacional, Angelina Voloshchuk (499.ª) é a menos experiente do quarteto no qual se estreou em 2024, aos 16 anos, defrontando, desde então, sete equipas. Inês Murta, a mais velha do conjunto português, com 28 anos, leva 18 participações desde que vestiu a camisa das Quinas, pela primeira vez, em 2014.
Destaque para o facto de nem Brasil (Beatriz Haddad Maia) nem Austrália (Daria Kasatkina) levarem a Hobart as suas melhores jogadoras. A seleção da casa é, ainda assim, a clara favorita a vencer este grupo E.
Nos restantes Play-off, México recebe Canadá e Dinamarca no grupo A, Polónia será visitada, no grupo B, pela Roménia e Nova Zelândia, enquanto Eslováquia e Suíça rumam à Argentina no grupo C. Croácia é anfitriã do grupo D e vai receber a Chéquia e a Colômbia. No F, Alemanha joga em casa com a Bélgica e Turquia. A Índia é o país organizador do grupo G, no qual figuram Países Baixos e Eslovénia.
ELENCO DO GRUPO E COMPLETO:
Leia também:
- — Sinner despacha Tsitsipas e marca encontro com Djokovic no Six Kings Slam
- — Paolini entra em Ningbo com vitória convincente e pressiona Andreeva na luta pelas Finals
- — Kyrgios admite que pode terminar a carreira no Australian Open 2026
- Categorias:
- Sem categoria