Portugal-Croácia, 0-1: Koehler derrotada no primeiro singular
Já com a manutenção garantida no Grupo I da zona euro-africana da Fed Cup para 2017, a seleção portuguesa vai lutando pelo 5.º lugar da prova frente à Croácia. No entanto, o primeiro embate do confronto, que define as posições do 5.º ao 8.º lugares, contou com uma derrota da portuense Maria João Koehler, 912.ª WTA, diante de Silvia Njiric, 431.ª classificada, por 6-4 e 6-3.
Com um papel fundamental para a vitória sobre a Suécia esta quinta-feira, Koehler até chegou a liderar a primeira partida por 4-2 e esteve quase a inverter a tendência do resultado no segundo parcial. Porém, a ex-número um nacional somou quatro quebras de serviço em 16 oportunidades, num duelo em que cometeu 11 duplas faltas.
Depois da derrota de Koehler, a número um portuguesa Michelle Larcher de Brito regressa ao court de Eilat, Israel, para tentar igualar o confronto. A lisboeta, radicada nos Estados Unidos, tem pela frente nada mais, nada menos do que a jovem croata Ana Konjuh, de 18 anos e 80.ª colocada da tabela classificativa.
Em caso de vitória de Larcher de Brito, o confronto terá de ser decidido no encontro de pares. Se Portugal alcançar o triunfo termina o Grupo I em 5.º lugar, igualando o melhor resultado de sempre conquistado em 2012.