Portugal 0-2 Ucrânia: Michelle cede e comitiva portuguesa perde confronto
Michelle Larcher de Brito, número um portuguesa e 196.ª classificada WTA, cedeu esta quarta-feira no segundo embate da edição de 2016 da Fed Cup, ficando já confirmada a vitória da seleção da Ucrânia frente a Portugal por 2-0, numa eliminatória referente à Pool A do Grupo I da zona euro-africana. A lisboeta foi derrotada por Lesia Tsurenko, 35.ª mundial, por 6-2 e 6-3, em 68 minutos.
À procura de igualar o confronto depois da derrota da portuense Maria João Koehler no duelo inaugural, Larcher de Brito esteve perto de inverter o resultado, recuperando de 0-3 para 3-3 na segunda partida, mas acabou por não conseguir concluir a recuperação. A portuguesa, que chegou a ser operada ao pulso direito na época transata, cometeu oito duplas faltas e ganhou apenas 45% dos pontos com o primeiro serviço.
Portugal sofre assim uma derrota com a Ucrânia, mas há ainda por se disputar o encontro de pares, que poderá ser importante para as contas finais de apuramento. Michelle Larcher de Brito regressa ao campo para fazer par com a algarvia Inês Murta e defrontar a dupla composta por Kateryna Bondarenko – carrasca de Koehler no primeiro singular – e Olga Savchuk.
Esta quinta-feira, a comitiva lusa, comandada pela estreante capitã Neuza Silva, encara a equipa da Suécia, primeira pré-designada e também presente na Pool A.