Porto Open pode ascender à categoria de Challenger em 2016
A Associação de Ténis do Porto vinha apregoando mudanças a implementar no Porto Open 2016 e, a quatro dias do início da 16.ª edição da prova, as novidades foram, finalmente, tornadas públicas pelo próprio presidente da ATPorto, Paes de Faria, ao revelar o desejo e a intenção de elevar o Future nortenho a um outro patamar.
A favor da organização da prova estão as alterações no regulamento da ITF, que favorecem um aumento do prize money nos próximos anos. “Temos a oportunidade de passar o prize money para os 25 mil dólares ou então elevar o torneio à categoria Challenger, que é algo que este torneio já merece”, referiu Paes de Faria durante a apresentação do Porto Open 2015, que teve lugar no Clube de Ténis do Porto, local onde se vai disputar a prova, de 3 a 11 de outubro.
Para “dar o salto”,o dirigente afirma ser necessário “arriscar” e “arranjar os apoios necessários”. Um desejo que foi prontamente reforçado pelo presidente do CT Porto, Vitor pereira: “é o segundo torneio mais importante que se realiza no país e gostávamos que o Porto Open tivesse uma preponderância ainda miaor no panorama do ténis nacional”.
A festa do desporto-rei
Quanto ao futuro próximo, aquele que se encontra à distância de quatro dias, Luísa Alves diz não ter dúvidas de que o Porto Open 2015 se vai revelar uma “grande jornada de promoção e afirmação do ténis”, ou não se tratasse do “verdadeiro desporto-rei da cidade do Porto” ou da “modalidade que tem mais praticantes e atletas federados”.
O início da fase de qualificação da prova nortenha que distribui 15 dólares em prémios monetários tem início no próximo sábado, dia 3, e prolonga-se até dia 6, segunda-feira, sendo que o quadro principal se disputa até domingo, dia 11.