Petra Kvitova teve de se aprumar para sobreviver à estreia de Roland Garros
Os encontros não foram muitos, mas ainda assim houve algum ténis feminino neste primeiro dia de quadros principais em Roland Garros. A chuva apareceu para estragar a jornada mas não impediu as checas Lucie Safarova e Petra Kvitova, bem como a russa Anastasia Pavlyuchenkova, e seguir rumo à segunda ronda no Grand Slam parisiense.
Petra Kvitova foi das primeiras jogadoras a entrar em court e também a disputar uma terceira partida, como mostram os parciais de 6-2, 4-6 e 7-5 frente a Danka Kovinic, número 57 da hierarquia mundial. A jogadora checa, número 12 do mundo, esteve a apenas dois pontos da derrota, mas conseguiu segurar a vitória ao fim de 2h20 rumo a um duelo com Su-Wi Hsieh, que eliminou Lara Arruabarrena por 7-6(6) e 6-3, na segunda ronda.
Mais tranquilo foi o embate de Anastasia Pavlyuchenkova, que demorou apenas 70 minutos a passar por cima de Sara Sorribes Torno, por 6-2 e 6-0, para se tornar na primeira vencedora do dia. Lucie Safarova também teve uma vitórai célere (6-2 e 6-0 em 59 minutos) e vai lutar pelo acesso à terceira fase do torneio com Viktorija Golubic, que surpreendeu Alison Riske com os parciais de 6-2, 1-6 e 6-2.
A chuva acabou por interromper três encontros do setor feminino, todos eles na terceira partida. Svetlana Kuznetsova lidera por 3-1 diante de Yaroslava Shvedova, enquanto Nicole Gibbs tinha acabado de conseguir o break de vantagem diante de Heather Watson para o 2-1.