Pedro Sakamoto e Mateus Alves avançam na estreia em Feira de Santana

Por Marcela Linhares - Março 12, 2024
Pedro Sakamoto
@1993rafaelfalcaofoto

Nesta terça-feira (12) começou a chave principal do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional apresentado por Sudesb Open, primeiro torneio de tênis do circuito mundial maculino que está sendo realizado na Feira de Santana, Bahia. O evento vale pontos para o ranking da ATP bem como tem a premiação de US$ 25 mil e vai ser disputado até o dia 17 de março.

Pedro Sakamoto, que está disputando o torneio como segundo cabeça de chave, contou com boa vitória na estreia ao passar pelo qualifier Matheus Bueres por 6-2 e 6-0. O brasileiro segue firme já que vem de decisão em Tucumán, na Argentina, além de ter chegado nas quartas de final em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Ao analisar o seu momento, o 336º do ranking comentou: Acho que venho de duas boas semanas no saibro, jogos que consegui performar bem e sair com algumas vitórias importantes. Essa semana as condições são diferentes e preciso me adaptar. A primeira rodada hoje já consegui sentir como pode desenrolar os jogos com calor/umidade. Acho que focar no dia a dia vai me auxiliar a ser mais produtivo essa semana”.

Na quinta-feira, Sakamoto volta ao complexo buscando vaga nas quartas de final e vai desafiar o norte-americano Harrison Adams. Outro brasileiro que garantiu vitória no torneio foi Mateus Alves, quarto cabeça de chave, que passou pelo colombiano Juan Osorio por 6-2 e 6-3 e vai enfrentar Hernando Isnardi na próxima rodada.

Em duelo 100% nacional, Jefferson Wandler Filho batalhou por quase três horas contra Enzo Lima e anotou 6-1, 4-6 e 7-5 para avançar  e encara nas oitavas outro brasileiro – Igor Gimenez que derrotou Petr Iamachkne por um duplo 6-0.

Outros tenistas brasileiros no torneio entram em quadra ainda nesta quarta-feira (12). O local Victor Rocha – que vai jogar pela primeira vez em uma chave profissional de um torneio profissional – enfrenta o campeão Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019,  João Menezes. O também baiano Rafael Ferreira duela com o mais experiente José Pereira, sétimo cabeça de chave. Dmitry Popko, que ocupa o 276º lugar da ATP, enfrenta o brasileiro Paulo Saraiva e o alemão Louis Wessels enfrenta João Loureiro.

O principal favorito ao título é o cazaque Dmitry Popko, 276º e finalista em Tucumán e no Recife nas duas últimas semanas. Ele enfrenta o brasileiro Paulo Saraiva. O alemão Louis Wessels é o cabeça de chave 3 e pega o brasileiro João Loureiro.

 

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.