Pedro Araújo é o primeiro vencedor português na CT Porto Cup

Por José Morgado - Agosto 25, 2024

Pedro Araújo, de 22 anos e ocupar o seu melhor ranking de carreira (513.º ATP), colocou-se este domingo a apenas um passo de disputar o seu primeiro quadro principal de Challenger do ano, ao apurar-se para a segunda e última ronda da qualificação da CT Porto Open, torneio de categoria 75 que contava à entrada com 13 tenistas portugueses, sete dos quais na fase de qualificação de singulares.

O tenista lisboeta treinado por Frederico Marques, nas Olaias, derrotou facilmente o seu compatriota Guilherme Valdoleiros, sem ranking mundial, por 6-0 e 6-1, num encontro que controlou de início ao fim, mostrando boa adaptação à terra batida depois de ter competido até sexta-feira (chegou às meias-finais de pares do ITF M25 de Idanha) numa superfície diferente.

Na segunda ronda, que vale o acesso ao quadro principal, Araújo vai defrontar o húngaro Mate Valkusz, atual 422.º ATP e antigo 204.º da hierarquia mundial. O tenista de leste tem estado lesionado: não vence qualquer encontro desde janeiro e não compete sequer desde maio. Este será o seu regresso ao ténis…

A manhã no Clube de Ténis do Porto ficou ainda marcada pelas derrotas de Francisco Rocha e Diogo Marques. Rocha (722.º ATP) inaugurou o court central e não resistiu ao israelita Daniel Cukierman (542.º), perdendo por 6-2 e 6-2, ao passo que o setubalense Marques (955.º), venceu mais um jogo (6-2 e 6-3), mas também foi derrotado, no caso perante o belga Buvaysar Gadamauri (624.º).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com