Paris-Bercy tem o court mais rápido… da década no circuito ATP

Por José Morgado - Outubro 29, 2024

O circuito ATP tem tido a tendência para tornar os courts mais lentos ao longo dos últimos anos, mas tal situação parece ter sido invertida em 2024. Depois de Indian Wells ter feito um esforço para tornar o seu torneio ‘menos lento’ e de Cincinnati ter sido considerado por Carlos Alcaraz como “algo que nem sequer é ténis”, desta feita é o torneio de Paris-Bercy, em tempos considerado o indoor hardcourt mais lento de sempre, a ter aparentemente acelerado os seus courts para níveis nunca antes vistos.

Segundo o medidor CPI, que o ATP Tour usa para avaliar a velocidade dos seus campos, os courts de Bercy em 2024 são não apenas os mais rápidos do ano — superando Cincinnati — como os mais velozes… da última década no circuito mundial. Só Xangai em 2016 havia ultrapassado os 44 de CPI. Paris 2024 chega aos… 45.5!

Os próximos dias vão mostrar-nos quem são os jogadores beneficiados com esta situação…

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com