Panama Papers: Tomas Berdych envolvido no escândalo

Por admin - Abril 5, 2016
epa04593040 Tomas Berdych of the Czech Republic reacts as he plays Andy Murray of Great Britain during their semi finals match at the Australian Open at Melbourne Park, Melbourne, Australia, 29 January 2015. EPA/LUKAS COCH AUSTRALIA AND NEW ZEALAND OUT ORG XMIT: MEL55

O caso que está a roubar por completo as atenções nos meios de comunicação de todo o mundo parece ter chegado ao ténis. De acordo com a Radio Prague, Tomas Berdych é um dos muitos nomes que constam da investigação daquele que é já tido como o maior caso de evasão fiscal do mundo e que coloca em xeque inúmeros dirigentes políticos, empresários, criminosos e celebridades.

O primeiro-ministro Bohuslav Sobotka terá solicitado às autoridades fiscais da República Checa para iniciar uma investigação cuidada sobre as atividades de cerca de 300 checos, entre os quais surge o nome do finalista do torneio de Wimbledon (2010), que, tal como os restantes suspeitos são acusados de utilizar empresas offshore para evitar o pagamento de impostos.

Os chamados Panama Papers foram divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI), este domingo, e representam uma das maiores fugas de informação de sempre. Em causa está a utilização de regimes fiscais de exceção por parte de algumas das figuras mais poderosas do mundo. No mundo do desporto, tem sobressaído o caso de Leonel Messi, que é acusado de estar envolvido num esquema de evasão fiscal e numa rede de branqueamento de capitais.