Pai de Edmund fala sobre relação com a LTA: “Não houve um sistema enquanto o Kyle estava a desenvolver o seu jogo”
Kyle Edmund começou a temporada de 2018 da melhor maneira ao atingir as meias-finais do Open da Austrália, isto depois de ter disputado os quartos-de-final de Brisbane. Atualmente na 26.ª posição do ranking, o jovem britânico tem feito correr muita tinta na imprensa sobre o seu desenvolvimento no mundo do ténis, razão pela qual o seu pai, Steven, decidiu escrever um comunicado a explicar tudo o que se passou, e passa, entre o seu filho e a Lawn Tennis Association.
Para terminar com todos os rumores, questões e, acima de tudo, suposições, Steven Edmund fez uso do site do seu filho para passar uma mensagem sobre a relação da família Edmund com a LTA no que toca ao apoio a jogadores jovens. “Gostaria de deixar claro que o trabalho da Federação de Ténis Britânico tem passado por alguns fluxos ao longo dos últimos quatro anos. Não é segredo nenhum que, diariamente, isto tem tido pouco efeito no Kyle, embora possa ter afetado alguns jogadores mais jovens do que ele”, começou por dizer Steven.
Passando à principal questão do comunicado, Steven é claro ao dizer que “não houve um sistema da LTA propriamente dito enquanto o Kyle estava a desenvolver o seu jogo”, embora “não seja preciso um ‘sistema’ se estás apto para trabalhar arduamente todos os dias no teu jogo e se tens família ou alguém a ajudar-te a gerir as necessidades de mudança”.
No caso do jovem britânico, essas capacidades estiveram ao alcance dos seus pais, quer a nível monetário quer a nível de conhecimentos, mas Steven deixa bem patente que “nem todos os pais têm o tempo, os recursos ou o conhecimento para fazer isto”. Posto isto, conclui:
“Acredito que um sistema é preciso e não falo de traçar caminhos, mas falo na forma de treinar, de ensinar e de passar conselhos aos jogadores. Cada jogador precisa de trabalhar nesse sistema mas ser tratado e treinado como um só”
Steven Edmund
Apesar de não ser uma organização perfeita, Steven Edmund diz que teve “muitos desacordos com a LTA, mas eles estão a tentar fazer as coisas certas todos os dias. Os treinadores da LTA com quem o Kyle trabalhou fizeram um bom trabalho”. Kyle Edmund é neste momento treinado por Frederik Rosengren.