Pai de Djokovic não tem dúvidas: «Mentalmente o Nole é o melhor desportista da história»

Por José Morgado - Julho 25, 2019
djokovic-wimbledon

O quinto título de Wimbledon conquistado por Novak Djokovic numa final épica diante de Roger Federer, salvando dois match points pelo caminho quinto set, parece ter deixado o habitualmente polémico pai do número mundial, Srdjan, mais confiante… do que nunca. O progenitor do líder mundial tem-se desdobrado em entrevistas, umas mais incisivas do que outras, nos últimos dias.

Agora, em declarações ao ‘Sport Blic’, o pai de Nole teceu aos mais rasgados elogios ao seu filho, de 32 anos, voltando a falar da atitude do público na final de Wimbledon. “O público de Wimbledon não se lembrou que nós sérvios estamos habituados a ambientes hostis, a ter toda a gente contra nós. Tem sido assim durante quase toda a vida do meu filho. Fiquei admirado pela forma como ele ficou tão calmo no final, como não se revoltou contra os adeptos que o tinham assobiado, mas ele explicou-me que tinha preparado bem o encontro em termos mentais. E notou-se. O meu filho é, mentalmente, o melhor desportista da história”, disparou.

Srdjan lança também para o ar a discussão sobre o melhor jogador de todos os tempos e compara o seu filho ao Big Three. “Não sei quem é o melhor de sempre, mas sei quem é que é claramente o melhor jogador dos últimos 10 anos. Está cada vez mais perto de Nadal e Federer em termos de Grand Slams e tem vantagem no confronto direto frente a ambos.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt