PADEL: Lisboa Challenger começa na próxima semana com seis jogadores do top-25 mundial
A segunda edição do Lisboa Challenger Powered by Santogal BMW vai contar com a presença de seis jogadores do top-25 do ranking mundial no Clube VII, no Parque Eduardo VII, onde, entre os dias 23 e 28 de maio, vai decorrer o evento do World Padel Tour. Os portugueses Diogo Rocha, Miguel Oliveira e Vasco Pascoal garantiram a entrada direta no quadro principal do evento.
As inscrições para o torneio português encerraram esta terça-feira e, na lista das 28 duplas do quadro principal do Lisboa Challenger 2017, pontificam jogadores como o brasileiro Marcello Jardim, 19º classificado na hierarquia mundial, os argentinos Luciano Capra (21º) e Gonzalo Díaz (24º) e os espanhóis Jordi Muñoz (21º), Pablo Lijó Santos (23º) e Alejandro Ruiz (25º).
A este naipe de categorizados jogadores do circuito internacional juntam-se com entrada direta três atletas portugueses. Diogo Rocha (63º) acedeu à competição principal por mérito próprio e via ranking, enquanto Vasco Pascoal e Miguel Oliveira receberam um “wild card” para disputar o torneio do World Padel Tour.
Depois de ter jogado, em 2016, este mesmo torneio ao lado de João Bastos, com quem alcançou os oitavos de final, Rocha vai estrear-se com um novo parceiro, o espanhol Antonio Luque (52º), de 30 anos. O melhor português da atualidade havia iniciado a época na companhia de Pincho Fernández, com quem atingiu recentemente de forma inédita a segunda eliminatória do Masters de Miami, mas decidiu terminar essa parceria e juntar-se a Luque. Juntos ocupam a 16º posição entre as duplas com melhor ranking a disputar aquele que foi considerado, o ano passado, como o melhor torneio Challenger do calendário World Padel Tour.
Já Miguel Oliveira (84º) e Vasco Pascoal (96º), graças ao “wild card”, voltam a juntar-se para tentar ultrapassar a primeira eliminatória do torneio que vai decorrer no Clube VII, ao contrário do sucedido em 2016, quando acederam ao quadro principal como “lucky losers”, mas não resistiram à estreia entre os melhores. Mas o contingente nacional não estará restrito a Rocha, Oliveira e Pascoal, uma vez que Diogo Schaefer acedeu à prévia e outros dez jogadores portugueses vão disputar a pré-previa, a ser realizada no IPC, em Carnaxide, nos dias 21 e 22 de maio.
Atendendo ao facto de os torneios de categoria Challenger do World Padel Tour estarem vedados aos 17 melhores jogadores do Mundo, de forma a estimular a competição, o Lisboa Challenger 2017 Powered by Santogal BMW, organizado pela Federação Portuguesa de Padel (FPP), em conjunto com a Smash Padel e o clube anfitrião, com15 mil euros em prémios, apresenta um cartaz de peso, reforçando o calendário de eventos internacionais que integram a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021.