Onze brasileiros seguem lutando por vaga na chave principal de torneio em Maceió nesta segunda-feira

Por Marcela Linhares - Março 18, 2024
Tiago Fernandes
Divulgação

No último domingo (17) começou o Maceió Summer Open de Tênis, primeiro torneio internacional profissional que está acontecendo em Alagoas desde 1992. Nesta segunda-feira (18) a programação conta com início às 11h e vai ter oito partidas sendo realizadas em evento que vai ser disputado até o dia 24 de março.

Alagoano Tiago Fernandes perdeu batalha de três horas em seu retorno após dez anos ao circuito no Jaraguá Tênis Clube. Rodada desta segunda começa às 11h e terá oito partidas. Torneio acontece até o dia 24 de março

O torneio está sendo disputado nas quadras de saibro cobertas do Jaraguá Tênis Clube, um clube tradicional com mais de 100 anos de existência, e, no primeiro dia contou com o início do qualificatório em momento que teve 16 partidas sendo disputadas. O evento mundial tem premiação de US$ 25 mil além de contar pontos para o ranking da ATP.

O local, Tiago Fernandes, que havia se aposentado em maio de 2014 retornou ao circuito jogando pela primeira vez justamente no clube em que é sócio. O alagoano lutou por três horas, mas acabou sendo superado por Adrian Navarro em partida que o argentino venceu por 7-6, 4-6 e 11 a 9. Fernandes havia chamado atenção do esporte quando fez história pelo tênis brasileiro ao ter sido campeão juvenil do Australian Open em 2010.

No total, serão 11 brasileiros brigando pelas últimas oito vagas na chave principal do torneio. Luis Brito, favorito, conseguiu avançar e marcou duelo contra o argentino Mateo Berta. Joaquim de Almeida também avançou e vai ter o francês Paul Valsecchi como próximo oponente. Gabriel Tumasonis terá pela frente o argentino Facundo Bermejo. Três duelos 100% nacionais marcam a final da fase prévia com Enrique Bogo enfrentando Eugênio Junior e Enzo Crevelaro encarando Luiz Brandão além de Luka Ono encarando Victor Braga. Matheus Bueres, segundo favorito, enfrenta o algoz de Tiago Fernandes e Lucas Couy enfrenta Lucio Ratti.

A chave principal começa na terça-feira (19), e conta com atletas de oito países. Além do Brasil, teremos tenistas representando a Argentina, Chile, Colômbia, Peru, França, Rússia e Estados Unidos.

Programação desta segunda-feira (18/03):

Quadra Veletrica
11h – (1) Luis Brito (BRA) x Mateo Berta (ARG)
(6) Paul Valsecchi (FRA) x Joaquim de Almeida (BRA)
14h – (2) Matheus Bueres (BRA) x Adrian Navarro (ARG)

Quadra 3
11h – (10) Eugenio Junior (BRA) x (4) Enrique Bogo (BRA)
(5) Lucio Ratti (ARG) x Lucas Couy (BRA)

Quadra 4
11h – Enzo Crevelaro (BRA) x (13) Luiz Brandão (BRA)
(7) Facundo Bermejo (ARG) x (9) Gabriel Tumasonis (BRA)
14h – Luka Ono (BRA) x Victor Braga (BRA)

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.