Onclin conquista 8.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António

Por José Morgado - Fevereiro 22, 2026

Gauthier Onclin venceu o 8.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio M25 com 30 mil dólares de prize-money e pontuável para o ranking ATP. Na final, o belga de 24 anos (317.º mundial) superou o britânico Lui Maxted (454.º) por 6-3 e 6-2, em 1h20, confirmando maior consistência e agressividade, apesar de ter cedido um break em cada set.

“É um título muito importante porque têm sido dois, três meses duros. Estou muito contente não só pela vitória, mas também pela forma como joguei”, afirmou Onclin, que quebrou uma série de 10 derrotas consecutivas no final de 2025/início de 2026. Depois das meias-finais na semana anterior, somou agora oito vitórias em nove encontros no Algarve.

Este foi o 14.º título da carreira do belga, primeiro desde abril de 2025 e segundo no Algarve, após o triunfo em Vale do Lobo, em 2024.

Maxted saiu com dois troféus: finalista em singulares e campeão de pares, ao lado de Finn Murgett.

O torneio ficou ainda marcado pelo anúncio da reestruturação do Clube de Ténis local e pela criação de um novo complexo desportivo em Manta Rota.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com