Olhem quem é ele! Karatsev volta aos títulos três anos depois com semana perfeita em Nonthaburi

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 4, 2025

O ano era 2021 e Aslan Karatsev deixava o mundo do ténis de queixo caído ao chegar às meias-finais do Australian Open. O russo chegou a ser número 14 do ranking ATP, mas uma lesão a abrir a temporada passada estragou-lhe o ano quase por completo, ao ponto de sair do top 300. Pois bem, a começar a época no 287.º posto, o russo de 31 anos celebrou o seu primeiro troféu em três anos!

Karatsev, que não celebrava desde o ATP 250 de Sydney em 2022, conquistou o Challenger de Nonthaburi, na Tailândia, com uma semana roçar a perfeição. O russo conquistou todos os sets que disputou, batendo na final o francês Gregoire Barrere (162.º), com os parciais 7-6(5) e 7-5, sendo que esta foi a única vez em que perdeu mais do que quatro jogos num parcial durante toda a semana.

Leia também:

 

Assim, Karatsev vai saltar para o 229.º posto do ranking mundial, sendo que terá de continuar a evoluir no circuito Challenger nas próximas semanas até eventualmente poder voltar a estabilizar no ATP Tour. Certo é que parece estar a voltar a fazer o percurso que o colocou na elite e que lhe valeu, por exemplo, três títulos no circuito principal.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt