OFICIAL: Wimbledon fecha porta a tenistas russos e bielorrussos em 2022
Agora é mesmo oficial. A All England Lawn Tennis Association anunciou que baniu todos os tenistas russos e bielorrussos da edição do torneio de Wimbledon em 2022. Esta é a forma que a organização britânica encontrou de retaliar contra a invasão que as forças russas estão a levar a cabo há mais de 50 dias em solo ucraniano.
“Nas circunstâncias de uma agressão militar tão sem precedentes e injustificada, seria inaceitável que o regime russo tirasse benefícios do envolvimento de jogadores russos ou bielorrussos nos The Championships. É por isso a nossa intenção, lamentavelmente, rejeitar a entrar de tenistas russos e bielorrussos nos The Championships 2022”, pode ler-se em comunicado.
Ian Hewitt, chairman do All England Club, justificou a decisão difícil. “Isto é duro para quem é afetado e é com tristeza que vão sofrer pelas ações dos líderes do regime russo. Tendo em conta o alto perfil dos The Championships, a importância de não permitir que o desporto seja usado para promover o regime russo e os nossos receios pela segurança pública e dos jogadores (e suas famílias), acreditamos que não é viável proceder de qualquer outra forma”, destacou.
No entanto, o mesmo comunicado ainda abre a porta a alguma mudança se entretanto houver desenvolvimento no que diz respeito à guerra na Ucrânia.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/Wimbledon/status/1516787079098810373?s=20&t=QwC1tlxqHHGBncGHcSk7VA