O Mundo está quase todo fechado em casa, mas na Florida joga-se um torneio com prize-money

Por José Morgado - Abril 19, 2020
streamed

Quase todos os países do Mundo permanecem em confinamento. As grandes competições desportivas estão suspensas, muitas foram canceladas e outras tantas adiadas. Mas na Florida… está a jogar-se um torneio de ténis com jogadores profissionais e prize-money.

Num clube privado de Bradenton, perto da IMG Academy de Nick Bolletieri, está a decorrer a International Tennis Series, um torneio que distribui 25 mil dólares em prémios e que conta com alguns tenistas de relevo, com o italiano Paolo Lorenzi (ex-top 50 e atual 121.º colocado ATP) ou o jovem craque Adrian Andreev, que fez parte da equipa da Bulgária na recente ATP Cup depois de ter sido número dois mundial de juniores.

O torneio, que se joga com short sets (até aos 4) e ponto de ouro em vez de vantagens, é financiado por uma casa de apostas, que está a transmitir os encontros no seu site e a permitir, naturalmente, que apostadores deixem os seus palpites como se um torneio oficial se tratasse. Os live scores também são fáceis de encontrar, pelo que é possível apostar ao minuto.

Este é apenas um dos muitos torneios de ‘exibição’ que deverão acontecer nos próximos tempos. Para a Alemanha já está marcado um, para França outro e até Rafael Nadal quer fazer um Campus de competição em parceria com o circuito ATP. Esses serão todos eventos já previstos para depois do período de quarentena implementado nos respetivos países.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt