O início de algo especial: João Fonseca encerra semana de sonho em Buenos Aires com primeiro título ATP

Por Bruno da Silva - Fevereiro 16, 2025
joao fonseca campeao bsa
Roby Comby/IEB+ Argentina Open

João Fonseca escreveu neste domingo (16) um capítulo especial de sua curta, mas já vencedora, trajetória no ténis ao sagrar-se campeão do ATP 250 de Buenos Aires, aos 18 anos. Na final, impôs-se diante do melhor tenista da casa no ranking mundial, Francisco Cerundolo (29º do mundo), com os parciais de 6-4 e 7-6(1), em 1h49 minutos, tornando-se no segundo brasileiro a vencer o torneio em 25 edições — o primeiro foi Gustavo Kuerten, em 2001.

O jogo começou com duas quebras de serviço e, depois disso, a próxima oportunidade veio apenas no sétimo jogo, quando Fonseca aproveitou o segundo break point para se recolocar à frente do marcador. Manteve a agressividade e sem perder a consistência, acabando por fechar o set em 44 minutos.

Cerundolo começou o segundo set já ameaçado no serviço e não resistiu no quinto jogo. Na sequência, Fonseca esteve em apuros, mas resistiu com estilo. O brasileiro teve a chance de servir para o título em 5-4 e depois em 6-5, mas mostrou nervos e cometeu erros, vendo a decisão seguir para o tie-break.

Aí, o brasileiro conseguiu apagar a frustração e, com muito foco e maturidade, fechou em 7-1, garantindo o troféu.

Leia também:

João Fonseca vai passar Thiago Wild e será o novo número 1 do Brasil
Zverev detona público argentino após ser eliminado em Buenos Aires
Sinner é suspenso por três meses por caso de doping

Com o título, Fonseca garante entrada no top 70 do ranking da ATP e torna-se no décimo vencedor mais jovem de um torneio na história do circuito masculino, o mais precoce tenista brasileiro.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.